quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Uma opinião sincera

(ESTE POST CONTÉM SPOILERS DE SUSSURRO)
 
Ok, gente, agora não vou postar nenhuma notícia, apenas uma opinião.
Estava agora na net procurando por críticas e resenhas sobre Sussurro e a maioria das que eu vejo falam sobre como o livro é horrível por ser a cópia de Crepúsculo. Tenho que ser muito sincera com vocês, e me desculpe se você é fã de Crepúsculo, mas não gosto da série. Porém não estou aqui para falar mal, apenas para tentar tirar esse tabu de que "Sussurro é o novo Crepúsculo" da cabeça de algumas pessoas.

Vamos lá. Tudo bem, eles se conhecem numa aula de biologia; Nora, assim como Bella, sente que tem algo muito errado com seu par romântico, mas mesmo assim não consegue tirar os olhos dele; os dois principais são seres míticos... Ok, essas são semelhanças. Mas, pra ser muito sincera, são as únicas que eu vejo.
A maior parte das críticas falam mal de Patch por ele não ser o típico herói de livro. Ou seja, ele não é apenas o mocinho, mas também é vilão. E isso foi o que realmente me fez gostar da história, porque Nora, diferentemente de Bella, não depende do "mocinho" para sobreviver ou para salvá-la de perigos. Pelo contrário, o próprio Patch diz que ela pode muito bem se defender sem precisar da ajuda dele. Enquanto Edward sempre está em todos os lugares para salvar Bella, Patch não; está sempre afastado de Nora e, quando aparece do nada, não é para salvá-la, mas sim para tentar matá-la. Então aí você já vê a diferença de Nora pra Bella: enquanto uma depende o tempo inteiro de seu par romântico, a outra é muito mais independente.
Outra coisa muito criticada em Sussurro é que tudo acontece muito rápido. Realmente, no começo também achei um livro meio rápido mas, quando terminei, percebi porque era assim: notem que já existia toda uma história antes de Nora começar a narrar (porque é tudo do ponto de vista dela, não se esqueçam, ela não pode adivinhar o que aconteceu na vida de Patch antes!), então ela realmente fica confusa com a atitude que Patch tem para com ela. Mas, no final, quando você fica sabendo de toda a história que aconteceu antes de ela "saber" que Patch existia e porque ele agia do modo com agia com ela, fica muito bem explicado o por quê de os acontecimentos do livro serem meio rápidos.
Mais uma coisa que eu li: "Meu Deus, ele coloca pensamentos na cabeça dela, isso não tem sentido! Também não tem sentido Jules só morrer porque a Nora morreu! Ah, e a história do por quê de Patch ser um anjo caído também é super nada a ver". Gente, por favor, leiam mais sobre mitologia de anjos. Existem muitas histórias sobre isso, que variam inclusive de religião para religião ou de seita para seita. Essa é uma história fictícia, escrita de acordo com a imaginação e, de certa forma, crença da autora. E, honestamente, acho que é isso que dá um ar melhor para o livro, pois é isso que gera a ação. E, cá entre nós, ação é o que não falta em Sussurro, o que foi outra coisa que me prendeu: não fica enrolando como Crepúsculo, criando toda a expectativa de uma possível ação para, no final, não ter nenhuma, a não ser um diálogo meio sem graça.

Acho que é basicamente isso. Mais uma vez quero salientar que não tenho intenção de falar mal de Crepúsculo, mas sim de ressaltar as diferenças visíveis entre as séries. Se você gostar de Crepúsculo e de Sussurro ao mesmo tempo, não há absolutamente problema nenhum, eu respeito demais isso... Só não me venham dizer que Sussurro é ruim porque é cópia de Crepúsculo. Isso definitivamente não é verdade.

Post por Mari.

2 comentários:

  1. Eu sou super fã de Crepúsculo e já li os livros umas mil vezes. Mas nem tinha reparado nas semelhanças entre Sussurro e Crepúsculo! Não tem nada a ver um com o outro. O fato de eles se conhecerem na aula de biologia é mesmo meio bizarro, mas só porque a Meyer escreveu isso quer dizer que ninguém mais pode ter a mesma ideia? Não concordo. O enredo de Sussurro e Crepúsculo são MUITO diferentes e, para mim, as duas histórias são perfeitas!

    Parabéns pela crítica, você soube colocar sua opinião de uma forma que não ofende aos fãs de Crepúsculo (eu rsrs).

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  2. Tbm gostei de sua critica,confesso q ainda n li Sussurro mas ele já esta na minha lista,mas eu sou fã de Crepúsculo e n gosto quando ficam comparando as Sagas!Nossa cada história tem o seu enredo,sua maneira de prender o leitor,e tbm acho q tem algumas outras fãs de Crepúsculo q se fecham no mundo Twilight e acha q qualquer outro livro é ruim,o q é uma tremenda besteira diga-se de passagem!Gostei do blog e confesso q estou ansiosa pra ler Sussurro mas estou muito atolada de livros então vai demorar um pouco!

    ResponderExcluir